Alunos terão curso sobre Governo e Contas Públicas


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e o Tribunal de Contas do Estado inicia nesta semana o curso “Esse tal Governo” para alunos da rede estadual de ensino. O curso, oferecido pela Escola de Gestão do Programa de Controle Social do TCE, é online, pode ser feito gratuitamente e conta com certificado para quem concluir com mais de 70% de êxito na avaliação final.

Joubert Brunatto Silva, coordenador do Programa de Controle Social do TCE, explica que o foco principal do curso é oferecer aos mais jovens assuntos de extrema importância, mas que, de forma geral, são tratados sempre com uma linguagem mais séria.

“Era um material que a gente desenvolveu pensando neste público, principalmente no Ensino Médio. Tem uma linguagem mais solta, muitas figuras e é bem dinâmico”, destacou Brunatto. “A ideia da parceria surgiu quando vimos que o EaD do Paraná tem funcionado bem e buscamos com isso contribuir ainda mais com conteúdos de qualidade que a gente já tinha produzido anteriormente”, acrscentou.

Ao todo o curso é dividido em 6 vídeos que tratam dos seguintes temas:
•    Para que servem os Tributos?
•    Como o Estado brasileiro está estruturado?
•    O que são e para que servem os Poderes dentro da estrutura administrativa do Estado brasileiro?
•    O que são e para que servem os Órgãos dentro da estrutura administrativa do Estado brasileiro?
•    Como são controlados os gastos dos impostos e tributos?

Ao final dos vídeos o aluno deve fazer uma avaliação. Para receber o certificado emitido pela Escola de Gestão é preciso responder corretamente pelo menos 70% das questões.

EXPECTATIVA – De acordo com Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria de Educação, as expectativas com a parceria feita com o Tribunal de Contas são extremamente positivas para a formação dos alunos paranaenses.

“A nossa expectativa é poder fomentar no coração e na mente de cada aluno nosso o espírito cívico. Entendemos que essa parceria vem num momento muito oportuno, pois a sociedade clama por mais transparência, mais controle nos gastos públicos. Então, toda iniciativa que visa formar mais cidadãos capacitados para acompanhar isso é sempre positivo”, destacou.

Gláucio disse ainda que essa parceria pode atender milhares de alunos, principalmente aqueles do Ensino Médio, que em um curto prazo estarão inseridos na sociedade e no mercado de trabalho e poderão “utilizar este conteúdo para ajudar a construir uma sociedade cada vez mais justa”.

PROFESSORES – Os vídeos também estão disponibilizados em alta resolução no Youtube do TCE para que professores da rede possam usar durante suas videoaulas ou em atividades nas suas salas virtuais do Google Classroom.

“Estamos orientando cada professor para que trate destes temas também nas aulas, utilizando os materiais do Tribunal de Contas disponibilizados com essa parceria. Os temas têm pertinência e podem ser aliados aos assuntos de aula: impostos com matemática, Estado com sociologia e por aí em diante”.

SERVIÇO – Para acessar o curso “Esse tal Governo” e conseguir o certificado os alunos devem se inscrever no site da Escola de Gestão do Tribunal de Contas (clicando aqui) e acompanhar os 6 vídeos pelo próprio site.

Ao final, ainda na plataforma do TCE, o aluno vai responder um questionário e precisa acertar pelo menos 70% para garantir o certificado.

Os vídeos em alta resolução para uso em videoaulas e atividades nas salas virtuais podem ser acessados pelos professores clicando aqui.

Fonte: AEN

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: