A edição do programa Paraná em Ação, juntamente com o PCPR na Comunidade, realizada em Corbélia no último fim de semana uma registrou grande participação da população e facilitou o acesso a serviços essenciais da Polícia Civil, serviços sociais, de saúde, Detran, Justiça Eleitoral, e orientação jurídica
O evento aconteceu na Praça Paraguai, durante a sexta-feira (28) e sábado (29), e resultou na emissão de 411 novas novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Além das novas identidades, moradores também puderam registrar boletins de ocorrência, solicitar atestados de antecedentes criminais e receber orientações sobre serviços da polícia judiciária. A programação contou ainda com exposição de materiais táticos da instituição, atividades para as crianças e distribuição de materiais informativos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Chayene Conti, também avaliou o evento como extremamente positivo, ela falou da importância do acesso facilitado para quem mais precisa. Segundo ela, a proposta do Paraná em Ação é promover cidadania e inclusão social, garantindo gratuitamente serviços indispensáveis à população.
“A gente conseguiu fazer muitas segundas vias de RG, no modelo novo. As senhas terminaram, para você ter uma ideia, então o público realmente foi grande. Também fizemos segundas vias de certidões de nascimento, de casamento, de divórcio… tudo para desburocratizar e facilitar a vida das pessoas”, explicou.
Chayene destacou ainda que o evento reuniu atendimentos variados, desde emissão e regularização do título de eleitor, até orientações sobre habitação — com a presença da Coapar para atualizações e novas inscrições. Também participaram equipes da Copel, Sanepar e serviços municipais de saúde, assistência social e emprego.
Além da emissão das identidades, moradores também puderam registrar boletins de ocorrência, solicitar atestados de antecedentes criminais e receber orientações sobre serviços da polícia judiciária. A programação contou ainda com exposições de materiais táticos utilizados pela instituição, atividades lúdicas para as crianças e distribuição de materiais informativos.
De acordo com João Mário Goes, coordenador do programa, a iniciativa reforça o vínculo entre a Polícia Civil e a comunidade. “O PCPR na Comunidade quer seguir fortalecendo os laços entre a Polícia Civil e a população, levando serviços essenciais onde o público mais necessita”, destacou.
“Foi um evento que movimentou bem o município e proporcionou esse acesso rápido, descomplicado, para que as pessoas pudessem regularizar sua documentação e resolver pendências importantes”, completou a secretária.














COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO