
Durante o mês de agosto, o 31º Batalhão da Polícia Militar do Paraná está promovendo uma série de ações em combate à violência contra a mulher, dentro da Operação Shamar — uma mobilização nacional que marca o Agosto Lilás.
A campanha envolve os 14 municípios da área de atuação do 31º BPM, com foco especial na primeira semana de agosto. As atividades incluem palestras, reuniões com representantes da rede de proteção, visitas comunitárias e instruções internas para os policiais militares, reforçando a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar.
As ações já iniciaram nesta segunda-feira, 04. Em Formosa do Oeste a equipe Patrulha Maria da Penha participou de uma reunião de rede na sede da Secretaria de Assistência Social, para apresentar o funcionamento da PMP, bem como conhecer a atuação da rede no Município.
Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Conselho da Mulher Empresarial, ACIAF, diretores de escolas estaduais e municipais, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, APAE, CRAS, e Programa Formosa em Caminhada.
Alunos do Projeto Cidadãos do Amanhã também em Formosa do Oeste, com idades entre 06 e 09 anos, também tiveram um momento de aprendizagem com a equipe, o intuito foi apresentar de maneira lúdica e dinâmica o tema da violência, especialmente contra o gênero feminino. A ação faz parte das atividades alusivas a Operação Shamar.




O município de Braganey recebe nesta terça-feira, 05 as palestras que devem reunir profissionais da segurança, saúde, educação, assistência social e representantes da comunidade
Durante a manhã a palestra acontece no plenário da Câmara de Vereadores as 9h30 e as 13h30min. A noite a palestra será realizada no Colégio Estadual José de Alencar as 19h.
A cidade de Anahy recebe sete palestras na sexta-feira, 8. No Colégio José Bonifácio serão quatro momentos: 8h30min e 9h30min, e 13h30min e 14h30min.
A palestra também ocorre no CREAS, as 10h. As 15h é a vez do Clube da Melhor Idade e população em Geral. E durante a noite a palestra acontece exclusivamente para o público masculino, na Câmara de Vereadores.
A Aspirante PM Isabela Moraes, Oficial de Ligação da Patrulha Maria da Penha no 31º BPM, explicou o objetivo da mobilização estadual. Segundo ela todo o estado realiza a Operação Shamar, com a atuação direta das Patrulhas Maria da Penha, reforçando o compromisso da PMPR com a proteção e o acolhimento das vítimas.
“Nós, do 31º Batalhão, faremos ações pelos 14 municípios da nossa área de atuação, com foco especial nesta primeira semana, mas que se estenderão durante todo o mês. Serão realizadas palestras, reuniões de rede, visitas comunitárias, além de instruções com a tropa. Tudo com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica. Denuncie, apoie e proteja.”
A Operação Shamar integra a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e reforça a atuação das Patrulhas Maria da Penha. O nome da operação tem origem hebraica e significa “cuidar, guardar, zelar ou proteger”, refletindo o objetivo central das ações: garantir segurança, informação e suporte às mulheres vítimas de violência.
O Agosto Lilás é reconhecido como o mês de conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de denunciar qualquer forma de agressão. A Polícia Militar, por meio do 31º BPM, reafirma o compromisso com a proteção das mulheres e a construção de uma cultura de respeito e igualdade.


COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO